PPC, Matriz Curricular e Ementas

Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 17h32 | Acessos: 12307

Este projeto decorre de um esforço coletivo assumido pelos diversos segmentos da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação: docentes, discentes e técnico administrativos. O documento segue as orientações emanadas da Pró-Reitoria de Graduação – PROEG/UFPA, com base no guia intitulado Projeto Pedagógico – orientações básicas de 2008, que prevê o seguinte roteiro: 1) Apresentação do Projeto; 2) Identificação do Curso; 3)Diretrizes Gerais do Curso; 4) Organização Curricular; 5) Procedimentos Metodológicos e Planejamento do Trabalho Docente; 6) Política de Inclusão Social; 8) Sistema de Avaliação 9) Referências e, 9) Anexos (Os dois últimos em fase de consolidação). Assim, o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, que ora apresenta-se, reflete um momento histórico de profundo amadurecimento dos segmentos da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação que, em meio às divergências que o curso de Pedagogia tomou ao longo dos dez primeiros anos do século XX, conseguiu ponderar sobre as decisões a serem tomadas diante de uma realidade regional e nacional, em termos de educação, tão desafiadoras. Os avanços tecnológicos promovidos por mulheres e homens, os limites impostos pela economia de mercado, a destruição da natureza, a superação de preconceitos e estigmas em direção a uma formação mais humana, foram os eixos que nortearam as discussões e, por extensão, toda a proposta que se lê aqui no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

ATIVIDADES CURRICULARES POR PERÍODO LETIVO (Clique nas Disciplinas para obter as EMENTAS)

1º SEMESTRE CH 2º SEMESTRE CH
1. Iniciação ao Trabalho Acadêmico 51 1. Sociologia da Educação 68
2. História da Filosofia 68 2. Filosofia da Educação 68
3. Didática 68 3. Didática e Prática Docente no Ensino Fundamental 68
4. História Geral da Educação 68 4. Educação Infantil: concepções e práticas 68
5. Metodologia da Pesquisa 68 5. Pedagogia em Organizações Sociais 68
6. Currículo e Ensino 51
TOTAL PARCIAL 374h TOTAL PARCIAL 340h

3º SEMESTRE CH 4º SEMESTRE CH
 1. Educação Inclusiva 68   1. Sociologia da Educação: Instituição Escolar 68
 2. Teorias Antropológicas da Educação 68   2. Gestão de Sistemas e Unidades Escolares  68
 3. Bases Biológicas do Desenvolvimento Humano 68  3. História da Educação Brasileira e da Amazônia 68
 4. Pesquisa e Prática Pedagógica 68  4. Estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares 68
 5. Psicologia da Educação  68  5. Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares 68
 6. LIBRAS 68  6. Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de História 68
 TOTAL PARCIAL 408h   TOTAL PARCIAL 408h

5º SEMESTRE CH 6º SEMESTRE CH
 1. Tecnologias e Educação  68  1. Literatura Infantil  68
 2. Linguagem Oral e Escrita 68   2. Educação e Ludicidade 68
 3. Estágio na Educação Infantil I 68   3. Arte e Educação 68
 4. Abordagens Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar 68   4. Estágio na Educação Infantil II 68
 5. Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de Ciências 68   5. Infância, Cultura e Educação 51
 6. Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de Geografia 68   6. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento 68
    7. TCC I  34
 TOTAL PARCIAL 408h  TOTAL PARCIAL 408h

*A atividade de TCC I, por se configurar como orientação, terá seu horário de oferta definido pelos orientadores.

7º SEMESTRE CH 8º SEMESTRE CH
 1. Política e Legislação da Educação Brasileira 68  1.Geografia nos Anos Iniciais  68
 2. Financiamento da Educação 68  2. História nos Anos Iniciais  68
 3. Planejamento e Avaliação de Sistema Educacional 68  3. Ciências nos Anos Iniciais  68
 4. Estágio no Ensino Fundamental  68  4. Matemática nos Anos Iniciais  68
 5. Estatística Aplicada à Educação 51  5. Língua Portuguesa nos Anos Iniciais  68
 6. TCC II 34  6. Estágio no Ensino Fundamental II  68
 TOTAL PARCIAL  357h TOTAL PARCIAL 408h

*A atividade de TCC II, por se configurar como orientação, terá seu horário de oferta definido pelos orientadores.