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PPC, Matriz Curricular e Ementas

Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 12h13

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

O presente PPC é norteado pela Resolução CNE Nº 2, de 1º de julho de 2015, doravante denominada de “Diretrizes”. Diz o Parágrafo 2º do Art. 1º das Diretrizes:

As instituições de ensino superior devem conceber a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação, às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao padrão de qualidade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior [...], manifestando organicidade entre o seu Plano de Desenvolvimento Institucional [...], seu Projeto Pedagógico Institucional [...] e seu Projeto Pedagógico de Curso [...] como expressão de uma política articulada à educação básica, suas políticas e diretrizes.

Proporcionadas as condições de formação segundo os princípios elencados, o Art. 8º das Diretrizes perspectiva a capacitação do egresso para, entre outros:

I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
[...]
VII - identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, [...] a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

Direcionado por tais princípios, o PPC tem como referências, no campo da Educação Física, elaborações produzidas em Cultura Corporal e Corporeidade. A opção teórico-metodológica leva em consideração a história da inserção da disciplina Educação Física no interior da escola em sua trajetória rumo à ruptura com o modelo mecanicista-tecnicista em prol de uma perspectiva crítica, bem como em suas possibilidades múltiplas enquanto área de conhecimento.

A adoção consciente de pressupostos diversos entre si, mas notadamente refutadores de um status conservador, potencializa a efetivação de uma construção coletiva capaz de formar e fomentar a autonomia intelectual, a criticidade, a criatividade e o compromisso político como vitais à formação do Professor de Educação Física e à sua ação profissional.

A Lei N° 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reformada pela Medida Provisória Nº 746 de 22 de setembro de 2016, estabelece, no seu artigo 26, § 3º, que a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, aparecendo no Ensino Médio apenas na área de conhecimento linguagens, dependendo da proposta curricular de cada escola ou sistema de ensino. A vinculação da unidade curricular Educação Física à área de conhecimento linguagens está sendo reafirmada para toda a Educação Básica, uma vez que o Projeto de Lei 4486/2016, que dispõe sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encontra todo o cenário político de efetivação durante o ano legislativo de 2017.

O Parecer 058/2004, que fundamenta as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Educação Física, também fundamenta a construção do presente PPC, ao trazer argumentos pautados no reconhecimento de que são inequívocas a autonomia e a flexibilidade preconizadas pela LDB. Essa legislação maior possibilita às Instituições demonstrarem competência para elaboração do projeto pedagógico e curricular de seus cursos, com ampla liberdade para interagir com as peculiaridades regionais, com o contexto institucional, com as demandas do mercado de trabalho e com as características, interesses e necessidades da comunidade.

O campo da Educação Física vem construindo diferentes formas de compreensão e intervenção junto à sociedade e essas múltiplas formas têm constituído as diferentes abordagens pedagógicas. Nesse PPC, optamos por dialogar com duas delas (Cultura Corporal e Corporeidade), as quais, apesar de suas diferenças de base epistemológica, política e educacional, têm em comum a perspectiva de formação de profissionais críticos e comprometidos com uma sociedade mais justa.

O Curso de Educação Física - Licenciatura da FEF/ICED/UFPA tem na docência o seu princípio fundante. E a docência, na perspectiva da Licenciatura concebida no ensino em múltiplos espaços, acontece na escola, como seu lócus fundamental, mas também, e não menos, em clubes, academias, centros comunitários e hospitais, entre outros.

A ruptura com a fragmentação do saber acontece por meio da integração entre as disciplinas, obedecendo dois momentos pontuais, a saber:

1) Planejamento interdisciplinar: o corpo docente de cada período reúne-se, apresentando e discutindo o programa de disciplina de forma interdisciplinar. O planejamento interdisciplinar, além do corpo docente de cada semestre, contará também com representação discente, com um discente por turma. O período do planejamento interdisciplinar acontecerá em conformidade com o calendário de planejamento estipulado pela UFPA.
2) Núcleos Integradores: as disciplinas articulam-se de forma integrada por meio de núcleos e subnúcleos temáticos que transversalizam disciplinas por aproximação de objetos teórico-práticos e também para atender ao Art. 12 das Diretrizes.

Por fim, entendemos que tal nível de formação deve garantir aos educandos uma sólida formação teórico-prática, de base interdisciplinar e transdisciplinar, onde a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão estejam presentes e voltadas à sociedade como um todo, não ficando o produto do conhecimento preso entre os muros da UFPA, com a finalidade de, ao final do curso, nossos egressos compreenderem o seu campo de intervenção em suas múltiplas inter-relações com o mundo do trabalho para, a partir daí, consolidar em uma formação continuada o domínio da especificidade dos diversos campos de atuação da área. Para ter acesso ao Projeto Pedagógico do Curso, em vigência, clique aqui. A seguir disponibilizamos a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física e as ementas das disciplinas. 

MATRIZ CURRICULAR E EMENTAS

1º SEMESTRE

EMENTAS

2º SEMESTRE

EMENTAS

Bases Biológicas Aplicadas a Ed. Física (51h)

Disponível aqui

Fisiologia Geral (68h)

Disponível aqui

História dos Esportes e da Ed. Física (68h)

Disponível Aqui

Anatomia Humana (68h)

Disponível aqui

BTM do Ensino do Jogo (68h)

Disponível aqui

BTM do Ensino do Esporte (68h)

Disponível aqui

Estudos Filosóficos em Ed. Física (68h)

Disponível aqui

Estudos Antropológicos em Ed. Física (68h)

Disponível aqui

Estudos em Lazer (68h)

Disponível aqui

Introdução à pesquisa (51h)

Disponível aqui

Estatística Aplicada à Educação Física (51h)

Disponível aqui

ELETIVA I (51h)

Disponível aqui

3º SEMESTRE

 EMENTAS

4º SEMESTRE

EMENTAS

Fisiologia do Esforço (68h)

Disponível aqui

Avaliação Educacional (68h)

Disponível aqui

Educação Física em Academias (51h)

Disponível Aqui

Didática e Formação Docente em Ed. Física (68h)

Disponível aqui

BTM do Ensino da Ginástica (68h)

Disponível aqui

BTM do Ensino das atividades aquáticas (68h)

Disponível aqui

Estudos Sociológicos em Educação Física (68h)

Disponível aqui

Administração e Organização Esportiva (68h)

Disponível aqui

Avaliação e Medidas em Educação Física (68h)

Disponível aqui

Metodologia da pesquisa em EF (51h)

Disponível aqui

Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (51h)

Disponível aqui

ELETIVA II (51h)

Disponível aqui

5º SEMESTRE

 EMENTAS

6º SEMESTRE

EMENTAS

Metodologia do Ensino da Ed. Física (68h)

Disponível aqui

Educação Física com Cuidados Especiais (68h)

Disponível aqui

Gestão de Educação Física e Esporte (51h)

Disponível Aqui

BTM do Ensino da Dança (68h)

Disponível aqui

Estágio Supervisionado I (102h)

Disponível aqui

Estágio Supervisionado II (102h)

Disponível aqui

BTM do ensino de Lutas (68h)

Disponível aqui

Treinamento Desportivo (68h)

Disponível aqui

ELETIVA III (51h)

Disponível aqui

ELETIVA IV (51h)

Disponível aqui

7º SEMESTRE

 EMENTAS

8º SEMESTRE

 EMENTAS

LIBRAS (34h)

Disponível aqui

-

 

T. C. C. I (51h)

Disponível Aqui

T. C. C. II (68h)

Disponível aqui

Fundamento da Educação Física Inclusiva (68h)

Disponível aqui

Políticas Públicas em Esportes e Lazer (68h)

Disponível aqui

Estágio Supervisionado III (102h)

Disponível aqui

Estágio Supervisionado IV (102h)

Disponível aqui

Cultura Popular e Ed. Física: Bases Teóricas e Metodológicas (68h)

Disponível aqui

Educação Física Adaptada (51h)

Disponível aqui

ELETIVA V (51h)

Disponível aqui

ELETIVA VI (51h)

Disponível aqui

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