Diretrizes

Os projetos de pesquisa da UFPA podem envolver mais de uma Unidade, Campi ou Núcleo (nestes casos, devendo ter a apreciação dos respectivos conselhos), ou outras instituições, observando sua experiência e tradição.

Os projetos de pesquisa realizados em grupos deverão indicar a função de cada um de seus membros, na seguinte forma:

•   Coordenador: docente ou técnico, mestre ou doutor, responsável pela coordenação e acompanhamento acadêmico e financeiro do projeto.

•   .Pesquisador: docente ou técnico, mestre ou doutor, responsável pela execução do projeto.

•   Orientador: docente com experiência em pesquisa, responsável em prestar assistência a estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.

•   Consultor: docente com experiência em pesquisa, responsável pela assistência eventual à execução do projeto.

O docente na condição de pesquisador/colaborador deverá apresentar um Plano de Trabalho específico.

Homologação

Na avaliação de mérito do projeto deverão ser considerados os seguintes aspectos:

A atualidade e/ou relevância do tema;
Sua conformidade com a política de pesquisa da instituição;
A experiência dos pesquisadores, avaliada pelos currículos apresentados no formulário eletrônico Lattes;
Disponibilidade de recursos financeiros e condições de infraestrutura para a realização do projeto;
Ausência de pendências dos pesquisadores, conforme o §2.º do Art. 10 desta Resolução;
Parecer de comissão de ética em pesquisa aprovando o projeto, nos casos de pesquisas envolvendo seres humanos, animais e/ou pesquisas com cooperação estrangeira.

Carga horária

A participação de cada pesquisador em projetos de pesquisa será de até vinte horas semanais.

Participação de estudantes

Os estudantes poderão participar de projetos de pesquisa na condição de participantes voluntários ou bolsistas de iniciação científica ou outra modalidade, com acompanhamento de professor qualificado.

Prazos

Com financiamento externo: Os projetos com financiamento externo terão o tempo limite fixado pela respectiva agência de fomento.

Sem financiamento externo: O prazo para execução dos projetos de pesquisa que não disponham de apoio financeiro institucional externo será de até dois anos.

Recursos orçamentários

Os coordenadores de projetos deverão informar se o projeto poderá ser realizado sem o devido suporte institucional para custeio e bens de capital.

O material e equipamentos permanentes que forem adquiridos com recursos provenientes dos projetos de pesquisa da UFPA serão de propriedade da Universidade ao final do projeto.

Aprovação e tramitação

Os projetos de pesquisa que tenham sido aprovados por órgãos de fomento não precisarão ser analisados quanto ao mérito. Tão somente serão avaliados pelo Conselho da Subunidade e pela Congregação da Unidade sobre a alocação de carga horária docente para a execução do projeto, quando for o caso.

Os projetos de pesquisa sem aprovação externa deverão ser avaliados sobre o mérito e sobre a alocação de carga horária para a sua execução, quando solicitada.

A solicitação de registro ou aprovação de projetos de extensão deverá ser protocolada na Secretaria Geral do Instituto, dirigida à Diretora Geral do Instituto. Os projetos serão apreciados no Conselho das faculdades (exceto no caso de registro), e aprovados na Congregação do Instituto. Após sua aprovação serão encaminhados à PROPESP, para cadastro.

Relatório

Os coordenadores deverão apresentar à PROPESP um relatório técnico ao final do projeto, com no máximo de 60 dias após o encerramento do mesmo.

No relatório técnico deverá ser comprovada a produção científica, artística e/ou cultural, em conformidade com o plano de trabalho, contemplando pelo menos uma das seguintes produções: publicação de artigo, capítulo de livro, trabalho completo em anais de eventos científicos, arranjo e/ou composição musical, programa de rádio ou TV, obras de artes visuais, sonoplastia, software, produtos, processos, desenvolvimento de material didático institucional, curso de curta duração ministrado, editoração.

Restrições

No caso de não apresentação do relatório, os participantes do projeto ficarão impedidos de apresentar novas propostas a PROPESP.

Ficará o docente responsável, ainda, impedido de alocar carga horária para a mesma atividade por período correspondente à metade do tempo empregado no projeto anterior.

Para mais informações sobre a política de pesquisa na UFPA, acesse a Resolução
n.º 3.043, de 7 de maio de 2003, Resolução 4.074, de 29 de outubro de 2010.