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Histórico

Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 09h52 | Última atualização em Sexta, 01 de Junho de 2018, 08h11 | Acessos: 10807

A história do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia em 1954, no Colégio Sousa Franco, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Na década de 1970 transfere-se em definitivo para o Campus Universitário do Guamá, hoje Cidade Universitária José da Silveira Neto, quando passa a denominar-se Centro de Educação, sendo a sua criação normatizada pelo Decreto Nº 65.880, de 18 de dezembro de 1969. Entre a década de 1970 e 1980 o Centro de Educação manteve Núcleos de Educação em Santarém, Amapá, Acre e Rondônia, que deram origem às universidades hoje existentes nessas localidades. 

Em 2008, com a mudança do Estatuto da Universidade Federal do Pará, recebe o nome de Instituto de Ciências da Educação, constituindo-se como unidade acadêmica de formação superior em graduação e pós-graduação na área de educação.

Possui três subunidades acadêmicas, a saber: Faculdade de Educação, Faculdade de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação.

A Faculdade de Educação oferta o Curso de Pedagogia, primeiro curso de licenciatura implantado no Estado Pará, reconhecido pelo Decreto nº. 35.456/1954 e pela Portaria do Ministério da Educação Nº 771/1954.

A Faculdade de Educação Física, criada em 2006, oferta o Curso de Educação Física, com forte presença na área de esporte e lazer, sendo institucionalmente responsável pelos Jogos Universitários do Campus do Guamá e pelos Jogos Universitários Multicampi.

A oferta de cursos de pós-graduação iniciou na década de 1970, por meio do Serviço de Planificação e Pesquisa – SPE, que ofereceu por várias décadas cursos de especialização lato sensu, com destaque para o curso de Especialização em Educação e Problemas Regionais, que teve a primeira oferta em 1984.

Essa experiência favoreceu a criação, em 1992, do curso de Mestrado em Educação: Políticas Públicas que, em 2001, já com o reconhecimento da CAPES, passa a denominar-se mestrado em educação. Em 2006, com a criação do curso de doutorado, o Programa de Pós-graduação em Educação configura-se como o mais importante programa de formação de pesquisadores em educação da Amazônia. Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Educação possui três linhas de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais, Educação, Currículo, Epistemologia e História e Educação, Cultura e Sociedade.

O Instituto de Ciências da Educação tem forte presença na educação da região e é responsável por programas e projetos que desenvolve em parceria com as redes de ensino, com os movimentos sociais e com órgãos públicos no âmbito municipal, estadual e federal.

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