ABNT atualiza regras para citações em trabalhos acadêmicos
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em julho deste ano, a atualização da NBR 10520, a norma brasileira que dispõe sobre as citações em documentos acadêmicos. A nova versão da norma – ABNT NBR 10520:2023 – já pode ser acessada através do serviço Target GEDWeb, no catálogo das bibliotecas da UFPA.
Além de conter um glossário com os termos utilizados, a NBR 10520 define a localização das citações, as regras gerais de apresentação das citações, o sistema de chamada, regras para citações diretas e indiretas, bem como de citação de citação, e sobre as notas de referência e explicativas.
O Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região elaborou uma síntese das principais mudanças entre as versões de 2002 e 2023:
• Chamada do autor entre parênteses deixa de ser em caixa alta – exemplo: (Santos, 2023);
• Em documentos com mais de 3 autores, opta-se pelo et al. ou cita-se todos os autores no texto – exemplo: (Santos et al., 2023) ou (Santos; Souza; Silva; Sena, 2023);
• Não há mais grifo do autor;
• Não se usa mais informação verbal. Dados obtidos em fontes não publicadas (palestras, discursos, comunicações) devem ser indicados em texto ou nota;
• Quando a citação for traduzida pelo autor, utilizar a expressão “tradução nossa” ou “tradução própria”;
• Para citações diretas de documentos não paginados, indicar a localização do texto;
• As regras sobre notas mudaram. Agora, é nota de referência ou nota explicativa.
Os(as) usuários(as) que tiverem dúvidas em relação às citações, ou em outros aspectos definidos pela ABNT no âmbito de trabalhos acadêmicos, podem agendar uma orientação por meio do serviço SOS Normaliza, da Biblioteca Central (BC). Para agendar, basta preencher o formulário no site da BC ou solicitar orientação através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..