Laboratório de Mediação de Leituras realiza evento no Dia Nacional do Livro

• Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 22h04

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA convida a comunidade universitária a participar do I Dia do Livro do Laboratório de Mediação de Leituras (Lab.Leituras), no qual serão lançadas as primeiras atividades do projeto. A data, 29 de outubro, foi escolhida em alusão ao Dia Nacional do Livro, instituído no Brasil por meio da Lei nº 5.191/1966.

O Lab.Leituras, coordenado pelo bibliotecário Carlos Nascimento Jr., foi contemplado pelo Edital 08/2018 - LABINFRA da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), e tem como objetivos dar suporte aos estudantes do curso de Pedagogia e subsidiar as atividades de ensino e prática de mediação de leitura, língua portuguesa, literatura infantil, linguagem oral e escrita e demais disciplinas afins.

O evento, por sua vez, tem por finalidades promover a leitura; articular iniciativas e grupos que lidem com leitura e formação de leitores em Belém; e iniciar o debate acadêmico sobre as leituras - no plural - como conceito balizador do Laboratório. A programação do Dia do Livro inclui, além do lançamento do projeto, mesas redondas, sessão de leitura mediada, apresentação cultural e sorteio de brindes. Todos os participantes receberão certificado, com carga horária de 8h, e não há taxa de inscrição.

Dentre os grupos envolvidos na realização do evento, estão o Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura, Escrita e Alfabetização na Amazônia (LEIAA), coordenado pela Profa. Dra. Selma Costa Pena, Diretora Geral do ICED; Grupo de Pesquisa Sertão das Águas: Alfabetização, Leitura, Escrita, Literatura, Formação e Trabalho Docente (GEPASEA), coordenado pela Profa. Dra. Elizabeth Orofino Lucio; e o Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (GELAFOL), literado pelo Prof. Dr. Nilo Carlos Pereira de Souza.

I Dia do Livro Lab.Leituras
Data: 29 de outubro de 2019
Hora: 08 às 18h
Local: Auditório A (ICED, Campus Profissional)