Docentes
Quadro permanente
O quadro permanente do Instituto de Ciências da Educação é formado por 76 (SETENTA E SEIS) professores, que atuam em dois cursos de graduação, em dois Programa de Pós-graduação, e em diversos cursos de Licenciatura: Letras, Matemática, História, entre outros.
NOME |
CLASSE |
CARGO |
NÍVEL |
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe A |
Adjunto A |
002 |
|
Classe B |
Assistente |
001 |
|
Classe D |
Associado |
002 |
|
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe D |
Associado |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
003 |
|
CARLA ISABEL PAULA DA ROCHA DE ARAÚJO |
CLASSE A |
Adjunto |
002 |
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe E |
Titular |
001 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe D |
Associado |
001 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe D |
Associado |
001 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe D |
Associado |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
003 |
|
Classe C |
Adjunto |
002 |
|
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe C |
Adjunto |
003 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe E |
Titular |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe C |
Adjunto |
003 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe D |
Associado |
002 |
|
Classe B |
Assistente |
001 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe E |
Titular |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe C |
Adjunto |
002 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
004 |
|
Classe D |
Associado |
001 |
|
Classe D |
Associado |
001 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe A |
Auxiliar |
001 |
|
Classe D |
Associado |
001 |
|
Classe A |
Assistente A |
002 |
|
Classe D |
Associado |
002 |
|
Visitante |
Auxiliar |
001 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe B |
Assistente |
002 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe E |
Titular |
001 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
x |
Substituto |
x |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe B |
Assistente |
001 |
|
Classe E |
Titular |
001 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe E |
Titular |
001 |
|
Classe D |
Associado |
004 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe B |
Assistente |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Visitante |
Auxiliar |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe C |
Adjunto |
002 |
|
Classe E |
Titular |
001 |
|
Visitante |
Associado |
001 |
|
Classe A |
Adjunto A |
002 |
|
Classe D |
Associado |
003 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe A |
Adjunto A |
002 |
|
Classe C |
Adjunto |
001 |
|
Classe C |
Adjunto |
003 |
Quanto à vinculação, dos 80 (oitenta) professores efetivos, 62 (sessenta e dois) atuam na Faculdade de Educação, e 14 (catorze) na Faculdade de Educação Física, atendendo também disciplinas dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Letras (Habilitação em Língua Portuguesa, em Língua Francesa, em Língua Inglesa, em Espanhol e em Alemão), Matemática, Filosofia, Geografia, Artes Visuais, Química, Física e Biologia. Além de atuarem nas faculdades referidas, 15 desses professores também atuam no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED do ICED. Quanto ao regime de trabalho, 72 (setenta e dois) professores ou 94,7% atuam com Dedicação Exclusiva à UFPA 04 (quatro) ou 5,2% atuam em regime de quarenta horas
Titulação
SUBUNIDADE |
Doutores |
% |
Mestres |
% |
Especialistas |
% |
Total |
FAED |
46 |
74,1 |
13 |
20,9 |
03 |
4,8 |
62 |
FEF |
08 |
57,1 |
05 |
35,7 |
01 |
7,1 |
14 |
TOTAL |
54 |
71,0 |
18 |
23,6 |
04 |
5,2 |
76 |
Fonte: Plano Acadêmico – 2017
Os professores efetivos do ICED são em sua maioria doutores (71%) conforme prevê a LDB como formação mínima para atuação no Ensino Superior. No entanto, ainda persistem 23,6% dos professores com apenas mestrado e 5,2% com especialização. A UFPA e o ICED têm desenvolvido esforços no sentido de propiciar a formação de todos os professores em nível de Doutorado, incentivando por meio da licença remunerada durante o período de formação.
Regime de Trabalho
Os professores de ensino superior da Universidade Federal do Pará estão vinculados a três Regimes de trabalho. São eles:
Dedicação Exclusiva
Mínimo de 16 (dezesseis) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes sem envolvimento com projetos de ensino, pesquisa e extensão, administração, e mínimo de oito horas semanais, de aulas efetivas, para docentes que desenvolvem atividades de administração e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Tempo Integral
Mínimo de 20 (vinte) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes sem envolvimento com projetos de ensino, pesquisa e extensão, administração, e mínimo de 10 (dez) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes que desenvolvem atividades de administração e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Tempo Parcial
Mínimo de 10 (dez) horas semanais de aulas efetivas.
No quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação há 76 (setenta e seis) professores em regime de Dedicação Exclusiva, 4 (quatro) em Tempo Integral e 1 (um) em Tempo Parcial.
Encargos
Ensino
A carga horária de ensino está dividida em três tipos: aula efetiva, preparação e orientação.A sua alocação nos planos de trabalho dos professores obedece a seguinte proporção:- Uma hora de preparação para cada hora-aula em nível de graduação e duas horas de preparação para cada aula em nível de pós-graduação.
- Duas horas semanais de orientação por trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC) e por trabalho de conclusão de curso de especialização.
- Três horas semanais de orientação por dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado.
Podem ser contabilizadas até 10 (dez) orientações de qualquer natureza, seja TCC, monografia, dissertação e/ou tese, sem comprometimento da obrigatoriedade de cumprimento de oito horas semanais de aula efetiva prevista no art. 57 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Este regulamento não se aplica a docentes de Tempo Parcial, que só podem ter contabilizadas até duas horas de orientação de TCC.
Projetos de ensino, pesquisa e extensão
A carga horária destinada a estas atividades é de até 20 horas.Em 2013, estão em andamento no ICED 33 projetos de pesquisa, 13 projetos de extensão e um projeto de ensino, todos com alocação de carga horária entre 10 e 20 horas.
Além dos projetos com alocação de carga horária, há 8 (oito) projetos em andamento sem alocação de carga horária, sendo um de pesquisa, 5 (cinco)de extensão e 2 (dois)de ensino.
Administração
As atividades de administração compreendem atividades de direção, com liberação de carga horária de 40h semanais para dirigentes de unidade acadêmica ou subunidade,ou coordenação,com liberação de carga horária de 10h para coordenações específicas: estágio, laboratório, entre outras.Considera-se ainda atividade administrativa aquela resultantes da participação nas instâncias de gestão colegiada, a saber: Conselhos das faculdades dos cursos de graduação e Colegiados dos cursos de pós-graduação stricto sensu na proporção de 1h (uma hora) semanal pori instância colegiada,colegiados intermediários (Congregação do Instituto) e superiores (CONSUN, CONSEPE),com 2h (duas horas) semanais. Havendo acumulação de representação poderão ser alocadas no máximo 4h (quatro horas) semanais para esta modalidade de atividade.
Apoio ao docente
Todos os professores do Instituto de Ciências da Educação são beneficiados por uma cota de 600 cópias/ano em impressora laser, no laboratório de informática de uso restrito aos docentes, para incremento de suas atividades de ensino. O objetivo é transferir para a instituição os encargos com a reprodução de materiais necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão e, assim, contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos professores.
De forma complementar e na medida dos recursos de custeio previstos na Matriz Orçamentária, o Instituto de Ciências da Educação auxilia na realização de eventos de ensino, pesquisa e extensão organizados por professores e estudantes
A Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria Pesquisa, esta em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP, dispõem de linhas de financiamento para a realização de eventos, que podem ser acessadas por via de editais, como o PAEV – Programa de Apoio à Realização de Eventos. Solicitações de apoio de pequeno porte, como material de consumo, são constantemente atendidas sem a exigência de submissão de propostas a editais específicos.
Em âmbito nacional, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, conta com o Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP. A partir de 2010, além de eventos de curta duração vinculados a programas de pós-graduação, o Programa ampliou seu raio de atuação incorporando a formação e a melhoria do quadro docente da Educação Básica.