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Docentes

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 12h02 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2023, 11h03 | Acessos: 494

Quadro permanente

O quadro permanente do Instituto de Ciências da Educação é formado por 76 (SETENTA E SEIS) professores, que atuam em dois cursos de graduação, em dois Programa de Pós-graduação, e em diversos cursos de Licenciatura: Letras, Matemática, História, entre outros.

NOME

CLASSE

CARGO

NÍVEL

ADELICE SUELI BRAGA DELGADO

Classe C

Adjunto

004

ADRIANE RAQUEL SANTANA DE LIMA

Classe A

Adjunto A

002

ALMIRA CELIA DE CRISTO TEIXEIRA

Classe B

Assistente

001

ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHAES

Classe D

Associado

002

ANDREA PEREIRA SILVEIRA

Classe C

Adjunto

004

ANDRIO ALVES GATINHO

Classe D

Associado

001

ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA

Classe C

Adjunto

003

CARLA ISABEL PAULA DA ROCHA DE ARAÚJO

CLASSE A

Adjunto

002

CARLOS JORGE PAIXAO

Classe C

Adjunto

004

CARLOS NAZARENO FERREIRA BORGES

Classe E

Titular

001

CELI DA COSTA SILVA BAHIA

Classe D

Associado

004

CELITA MARIA PAES DE SOUSA

Classe D

Associado

003

CHRISTIANNE THATIANA RAMOS DE SOUZA

Classe D

Associado

001

DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES

Classe D

Associado

004

DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA

Classe C

Adjunto

001

DOUGLAS DA CUNHA DIAS

Classe D 

Associado

001

EDNA ABREU BARRETO

Classe D

Associado

003

EDNA DE OLIVEIRA EVARISTO

Classe C

Adjunto

004

ELIANA DA SILVA FELIPE

Classe D

Associado

003

EUNICE LEA DE MORAES

Classe C

Adjunto

004

EVANILDO MORAES ESTUMANO

Classe D

Associado

001

FABIOLA BOUTH GRELLO KATO

Classe C

Adjunto

003

FATIMA DE SOUZA MOREIRA

Classe C

Adjunto

002

FERNANDO AUGUSTO DE OLIVEIRA E SILVA FILHO

Classe C

Adjunto

004

FLAVIUS AUGUSTO PINTO CUNHA

Classe C

Adjunto

003

GEORGINA NEGRAO KALIFE CORDEIRO

Classe D 

Associado

004

ITALO SERGIO LOPES CAMPOS

Classe D

Associado

004

IVANY PINTO NASCIMENTO

Classe E

Titular

001

IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE ARAUJO

Classe C

Adjunto

004

IZABEL MARIA DA SILVA

Classe C

Adjunto

003

JOSE CARLOS MARTINS CARDOSO

Classe C

Adjunto

001

JOSE MARIA SOARES RODRIGUES

Classe D

Associado

002

JOSELENE FERREIRA MOTA

Classe B

Assistente

001

KARLA NAZARETH CORREA DE ALMEIDA

Classe D 

Associado

003

LAURA MARIA SILVA ARAUJO ALVES

Classe E

Titular

001

LEANDRO KLINEYDER GOMES DE FREITAS

Classe C

Adjunto

001

LIVIA SOUSA DA SILVA

Classe C

Adjunto

001

LUCIA ISABEL DA CONCEICAO SILVA

Classe D

Associado

004

LUCILIA DA SILVA MATOS

Classe D

Associado

003

MAÉLY FERREIRA HOLANDA RAMOS

Classe C

Adjunto

002

MARIA CELIA BARROS VIRGOLINO PINTO

Classe C

Adjunto

001

MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA

Classe C

Adjunto

004

MARIA DA CONCEICAO ROSA CABRAL

Classe D

Associado

001

MARIA DO SOCORRO CARNEIRO DE LIMA

Classe D

Associado

001

MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO

Classe D

Associado

004

MARIA IZABEL ALVES DOS REIS

Classe C

Adjunto

001

MARIA LUDETANA ARAUJO

Classe D

Associado

003

MARTA MARIA FERREIRA BARBOSA

Classe A

Auxiliar

001

MAURA LUCIA MARTINS CARDOSO

Classe D

Associado

001

MONICA DOS ANJOS COSTA DE REZENDE

Classe A

Assistente A

002

NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA

Classe D

Associado

002

OLGAISES CABRAL MAUES

Visitante

Auxiliar

001

ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA

Classe D

Associado

004

PAULO CESAR DE LIMA

Classe B

Assistente

002

PAULO HENRIQUE FACANHA DE MIRANDA

Classe C

Adjunto

001

PAULO SERGIO DE ALMEIDA CORREA

Classe E

Titular

001

PEDRO PAULO ARAUJO MANESCHY

Classe D

Associado

003

PEDRO PAULO SOUZA BRANDÃO

x

Substituto

x

RAIMUNDA LUCENA MELO SOARES

Classe D

Associado

003

RAIMUNDO NONATO LEITE DE OLIVEIRA

Classe B

Assistente

001

ROSANA MARIA GEMAQUE ROLIM

Classe E

Titular

001

ROSELY CABRAL GIORDANO

Classe D

Associado

004

ROSELY RISUENHO VIANA

Classe C

Adjunto

001

ROSIME DA CONCEICAO MEGUINS

Classe E

Titular

001

SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE

Classe D

Associado

004

SELMA COSTA PENA

Classe D

Associado

003

SILVANA TABOSA SALOMAO

Classe B

Assistente

001

SONIA ELI CABRAL RODRIGUES

Classe C 

Adjunto

001

SONIA MARIA DA SILVA ARAUJO

Visitante

Auxiliar

001

SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA

Classe C

Adjunto

001

SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA

Classe D

Associado

003

TELMA CRISTINA GUERREIRO PINTO BARROSO

Classe C

Adjunto

002

TEREZINHA FATIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS

Classe E

Titular

001

VERA LUCIA JACOB CHAVES

Visitante

Associado

001

VIVIANE GISLAINE CAETANO

Classe A

Adjunto A

002

WALDIR FERREIRA DE ABREU

Classe D

Associado

003

WELINGTON DA COSTA PINHEIRO

Classe C

Adjunto

001

WILLIAN LAZARETTI DA CONCEIÇÃO

Classe A

Adjunto A

002

WILSON DA COSTA BARROSO

Classe C

Adjunto

001

ZENILDA BOTTI FERNANDES

Classe C

Adjunto

003

  

Quanto à vinculação, dos 80 (oitenta) professores efetivos, 62 (sessenta e dois) atuam na Faculdade de Educação, e 14 (catorze) na Faculdade de Educação Física, atendendo também disciplinas dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Letras (Habilitação em Língua Portuguesa, em Língua Francesa, em Língua Inglesa, em Espanhol e em Alemão), Matemática, Filosofia, Geografia, Artes Visuais, Química, Física e Biologia. Além de atuarem nas faculdades referidas, 15 desses professores também atuam no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED do ICED. Quanto ao regime de trabalho, 72 (setenta e dois) professores ou 94,7% atuam com Dedicação Exclusiva à UFPA 04 (quatro) ou 5,2% atuam em regime de quarenta horas

 

Titulação

 

SUBUNIDADE

Doutores

%

Mestres

%

Especialistas

%

Total

FAED

46

74,1

13

20,9

03

4,8

62

FEF

08

57,1

05

35,7

01

7,1

14

TOTAL

54

71,0

18

23,6

04

5,2

76

Fonte: Plano Acadêmico – 2017

Os professores efetivos do ICED são em sua maioria doutores (71%) conforme prevê a LDB como formação mínima para atuação no Ensino Superior. No entanto, ainda persistem 23,6% dos professores com apenas mestrado e 5,2% com especialização. A UFPA e o ICED têm desenvolvido esforços no sentido de propiciar a formação de todos os professores em nível de Doutorado, incentivando por meio da licença remunerada durante o período de formação.

 

Regime de Trabalho

Os professores de ensino superior da Universidade Federal do Pará estão vinculados a três Regimes de trabalho. São eles:

Dedicação Exclusiva

Mínimo de 16 (dezesseis) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes sem envolvimento com projetos de ensino, pesquisa e extensão, administração, e mínimo de oito horas semanais, de aulas efetivas, para docentes que desenvolvem atividades de administração e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

Tempo Integral

Mínimo de 20 (vinte) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes sem envolvimento com projetos de ensino, pesquisa e extensão, administração, e mínimo de 10 (dez) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes que desenvolvem atividades de administração e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

Tempo Parcial

Mínimo de 10 (dez) horas semanais de aulas efetivas.

No quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação há 76 (setenta e seis) professores em regime de Dedicação Exclusiva, 4 (quatro) em Tempo Integral e 1 (um) em Tempo Parcial.

Encargos

Ensino

A carga horária de ensino está dividida em três tipos: aula efetiva, preparação e orientação.A sua alocação nos planos de trabalho dos professores obedece a seguinte proporção:- Uma hora de preparação para cada hora-aula em nível de graduação e duas horas de preparação para cada aula em nível de pós-graduação.

- Duas horas semanais de orientação por trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC) e por trabalho de conclusão de curso de especialização.

- Três horas semanais de orientação por dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado.

Podem ser contabilizadas até 10 (dez) orientações de qualquer natureza, seja TCC, monografia, dissertação e/ou tese, sem comprometimento da obrigatoriedade de cumprimento de oito horas semanais de aula efetiva prevista no art. 57 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Este regulamento não se aplica a docentes de Tempo Parcial, que só podem ter contabilizadas até duas horas de orientação de TCC.

Projetos de ensino, pesquisa e extensão

A carga horária destinada a estas atividades é de até 20 horas.Em 2013, estão em andamento no ICED 33 projetos de pesquisa, 13 projetos de extensão e um projeto de ensino, todos com alocação de carga horária entre 10 e 20 horas.

Além dos projetos com alocação de carga horária, há 8 (oito) projetos em andamento sem alocação de carga horária, sendo um de pesquisa, 5 (cinco)de extensão e 2 (dois)de ensino.

 

Administração

As atividades de administração compreendem atividades de direção, com liberação de carga horária de 40h semanais para dirigentes de unidade acadêmica ou subunidade,ou coordenação,com liberação de carga horária de 10h para coordenações específicas: estágio, laboratório, entre outras.Considera-se ainda atividade administrativa aquela resultantes da participação nas instâncias de gestão colegiada, a saber: Conselhos das faculdades dos cursos de graduação e Colegiados dos cursos de pós-graduação stricto sensu na proporção de 1h (uma hora) semanal pori instância colegiada,colegiados intermediários (Congregação do Instituto) e superiores (CONSUN, CONSEPE),com 2h (duas horas) semanais. Havendo acumulação de representação poderão ser alocadas no máximo 4h (quatro horas) semanais para esta modalidade de atividade.

Apoio ao docente

Todos os professores do Instituto de Ciências da Educação são beneficiados por uma cota de 600 cópias/ano em impressora laser, no laboratório de informática de uso restrito aos docentes, para incremento de suas atividades de ensino. O objetivo é transferir para a instituição os encargos com a reprodução de materiais necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão e, assim, contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos professores.

De forma complementar e na medida dos recursos de custeio previstos na Matriz Orçamentária, o Instituto de Ciências da Educação auxilia na realização de eventos de ensino, pesquisa e extensão organizados por professores e estudantes

A Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria Pesquisa, esta em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP, dispõem de linhas de financiamento para a realização de eventos, que podem ser acessadas por via de editais, como o PAEV – Programa de Apoio à Realização de Eventos. Solicitações de apoio de pequeno porte, como material de consumo, são constantemente atendidas sem a exigência de submissão de propostas a editais específicos.

Em âmbito nacional, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, conta com o Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP. A partir de 2010, além de eventos de curta duração vinculados a programas de pós-graduação, o Programa ampliou seu raio de atuação incorporando a formação e a melhoria do quadro docente da Educação Básica.

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