PPC, Matriz Curricular e Ementas
Este projeto decorre de um esforço coletivo assumido pelos diversos segmentos da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação: docentes, discentes e técnico administrativos. O documento segue as orientações emanadas da Pró-Reitoria de Graduação – PROEG/UFPA, com base no guia intitulado Projeto Pedagógico – orientações básicas de 2008, que prevê o seguinte roteiro: 1) Apresentação do Projeto; 2) Identificação do Curso; 3)Diretrizes Gerais do Curso; 4) Organização Curricular; 5) Procedimentos Metodológicos e Planejamento do Trabalho Docente; 6) Política de Inclusão Social; 8) Sistema de Avaliação 9) Referências e, 9) Anexos (Os dois últimos em fase de consolidação). Assim, o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, que ora apresenta-se, reflete um momento histórico de profundo amadurecimento dos segmentos da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação que, em meio às divergências que o curso de Pedagogia tomou ao longo dos dez primeiros anos do século XX, conseguiu ponderar sobre as decisões a serem tomadas diante de uma realidade regional e nacional, em termos de educação, tão desafiadoras. Os avanços tecnológicos promovidos por mulheres e homens, os limites impostos pela economia de mercado, a destruição da natureza, a superação de preconceitos e estigmas em direção a uma formação mais humana, foram os eixos que nortearam as discussões e, por extensão, toda a proposta que se lê aqui no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.
ATIVIDADES CURRICULARES POR PERÍODO LETIVO (Clique nas Disciplinas para obter as EMENTAS)
1º SEMESTRE | CH | 2º SEMESTRE | CH |
1. Iniciação ao Trabalho Acadêmico | 51 | 1. Sociologia da Educação | 68 |
2. História da Filosofia | 68 | 2. Filosofia da Educação | 68 |
3. Didática | 68 | 3. Didática e Prática Docente no Ensino Fundamental | 68 |
4. História Geral da Educação | 68 | 4. Educação Infantil: concepções e práticas | 68 |
5. Metodologia da Pesquisa | 68 | 5. Pedagogia em Organizações Sociais | 68 |
6. Currículo e Ensino | 51 | ||
TOTAL PARCIAL | 374h | TOTAL PARCIAL | 340h |
3º SEMESTRE | CH | 4º SEMESTRE | CH |
1. Educação Inclusiva | 68 | 1. Sociologia da Educação: Instituição Escolar | 68 |
2. Teorias Antropológicas da Educação | 68 | 2. Gestão de Sistemas e Unidades Escolares | 68 |
3. Bases Biológicas do Desenvolvimento Humano | 68 | 3. História da Educação Brasileira e da Amazônia | 68 |
4. Pesquisa e Prática Pedagógica | 68 | 4. Estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares | 68 |
5. Psicologia da Educação | 68 | 5. Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares | 68 |
6. LIBRAS | 68 | 6. Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de História | 68 |
TOTAL PARCIAL | 408h | TOTAL PARCIAL | 408h |
5º SEMESTRE | CH | 6º SEMESTRE | CH |
1. Tecnologias e Educação | 68 | 1. Literatura Infantil | 68 |
2. Linguagem Oral e Escrita | 68 | 2. Educação e Ludicidade | 68 |
3. Estágio na Educação Infantil I | 68 | 3. Arte e Educação | 68 |
4. Abordagens Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar | 68 | 4. Estágio na Educação Infantil II | 68 |
5. Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de Ciências | 68 | 5. Infância, Cultura e Educação | 51 |
6. Abordagens Teórico-Metodológicas do Ensino de Geografia | 68 | 6. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | 68 |
7. TCC I | 34 | ||
TOTAL PARCIAL | 408h | TOTAL PARCIAL | 408h |
*A atividade de TCC I, por se configurar como orientação, terá seu horário de oferta definido pelos orientadores.
7º SEMESTRE | CH | 8º SEMESTRE | CH |
1. Política e Legislação da Educação Brasileira | 68 | 1.Geografia nos Anos Iniciais | 68 |
2. Financiamento da Educação | 68 | 2. História nos Anos Iniciais | 68 |
3. Planejamento e Avaliação de Sistema Educacional | 68 | 3. Ciências nos Anos Iniciais | 68 |
4. Estágio no Ensino Fundamental | 68 | 4. Matemática nos Anos Iniciais | 68 |
5. Estatística Aplicada à Educação | 51 | 5. Língua Portuguesa nos Anos Iniciais | 68 |
6. TCC II | 34 | 6. Estágio no Ensino Fundamental II | 68 |
TOTAL PARCIAL | 357h | TOTAL PARCIAL | 408h |
*A atividade de TCC II, por se configurar como orientação, terá seu horário de oferta definido pelos orientadores.