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Orientações Acadêmicas

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h56 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 16h38 | Acessos: 12947

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE MATRÍCULA E OUTROS

1. A matrícula do estudante de Pedagogia é obrigatória em cada período letivo (Res. 4339/2013. Art. 15. CONSEPE/UFPA).

2. O discente poderá requerer à Faculdade o trancamento de sua matrícula, especificando o período letivo e a justificativa para seu afastamento do Curso (Res. 4339/2013. Art. 24. CONSEPE/UFPA).

3. Não será permitido ao discente o trancamento de matrícula no primeiro período letivo de seu Curso (Res. 4339/2013. Art. 25. CONSEPE/UFPA).

4. O estudante regularmente matriculado em Curso de Graduação da UFPA e àqueles de Cursos de nível equivalente, em Instituições de Ensino Superior do Brasil ou do Exterior poderão participar da Mobilidade Discente de Intercâmbio. Para participar do intercâmbio, o discente deverá ter integralizado, pelo menos, as atividades previstas no primeiro período letivo de seu Curso. (Res. 4339/2013. Art. 33. CONSEPE/UFPA).

5. O discente poderá solicitar aproveitamento de estudos desde que a atividade tenha sido realizada em cursos autorizados reconhecidos pelo órgão competente (Res. 4339/2013. Art. 36. CONSEPE/UFPA).

 

ATIVIDADES INTEGRADORAS 

1.ATIVIDADES INTEGRADORAS DO EXTENSIVO:

As atividades integradoras incluem um conjunto variado de atividades acadêmicas e profissionais que os alunos realizam, de forma independente, ao longo do Curso (ver ficha de atividade integradora). Entre as atividades integradoras estão as disciplinas eletivas, comprovadas via histórico escolar. Munidos de documentos originais e cópias, os alunos deverão apresentar os documentos no protocolo do ICED e aguardar avaliação e publicação dos resultados. Os créditos das Atividades integradoras deverão ser solicitados à FAED tão logo os alunos disponham dos documentos comprobatórios. Ao final do 7º semestre os alunos deverão estar com a carga horária de Atividades Integradoras concluída, totalizando  100 horas. O aluno que não cumprir a carga horária completa não terá direito ao Diploma de Graduação, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas regulares de sua matriz curricular.

 

2. ATIVIDADES INTEGRADORAS DO INTENSIVO (PARFOR): As atividades integradoras incluem um conjunto variado de atividades acadêmicas e profissionais que os alunos realizam, de forma independente, ao longo do Curso (ver ficha de atividade integradora). Entre as atividades integradoras estão as disciplinas eletivas, comprovadas via histórico escolar. Munidos de documentos originais e cópias, os alunos deverão apresentar os documentos no protocolo do ICED e aguardar avaliação e publicação dos resultados. Ao final do7º semestre as atividades deverão estar concluídas. O Núcleo integrador tem um subtotal de 275h ( 140 de atividades integradoras, mais 135 de disciplinas eletivas). O aluno que não cumprir a carga horária completa não terá direito ao Diploma de Graduação, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas regulares de sua matriz curricular.

Para acessar a Tabela com a contagem de Créditos das Atividades Integradoras CLIQUE AQUI.

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS:

CONFORME O REGULAMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO (DOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS COMPLEMENTARES. RESOLUÇÃO N. 3.633, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2008.)

Art. 37. As solicitações de aproveitamento de estudos em atividades curriculares serão analisadas pelo Conselho da Faculdade ou Escola, levando-se em consideração habilidades e competências, bem como a adequação e a pertinência com o conteúdo e a carga horária da atividade pleiteada.

  • 1º Para deferimento do pedido deverá ser considerado todo o conjunto de atividades previstas nos projetos pedagógicos dos cursos envolvidos.
  • 2º Só poderão ser validadas as atividades desenvolvidas em cursos reconhecidos ou autorizados por órgão competente.
  • 3º O aproveitamento de estudos será registrado no histórico escolar com a sigla AE e não será computado nos cálculos de coeficiente de rendimento do discente.

Art. 38. Os discentes da UFPA que realizarem atividades curriculares, com a aquiescência do Conselho da respectiva subunidade acadêmica, em outra instituição de ensino superior reconhecida ou autorizada pelo órgão competente farão jus ao APROVEITAMENTO DE ESTUDOS.

Para acessar o ementário do Curso de Pedagogia CLIQUE AQUI.

 

EXERCÍCIOS DOMICILIARES:

São considerados passíveis do Regime de Exercício Domiciliar:

A aluna gestante que, por ordem médica, esteja impedida de frequentar as atividades acadêmicas; o (a)  discente  portador(a)  de doença  infecto-contagiosa,  traumatismos,  cirurgia  e  outras condições  mórbidas,  caracterizadas  por  incapacidade relativa,  incompatível  com  a  frequência  aos trabalhos  escolares,  que  se  verifique  a  conservação das  condições  intelectuais  e  emocionais necessárias para o prosseguimento das atividades escolares.

ATENÇÃO aos Procedimentos:
1) o estudante dá entrada à solicitação no protocolo do ICED, com seu laudo médico;
2) a FAED encaminha essa solicitação à junta médica da UFPA;
3) a junta médica agenda com o aluno o exame de avaliação;
4) a junta médica encaminha à FAED os resultados dos exames.

 

ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES SABATISTAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 07/2012

  1. Aos estudantes que comprovem professar religião judaica ou cristã de origem sabatista, será garantido o direito de desenvolver as atividades programadas entre as dezoito horas das sextas-feiras até as dezoito horas de sábado em outro momento ou por meio de outra modalidade que não a presencial.
  2. O exercício do direito de que trata o item anterior deverá ser precedido de requerimento, assinado pelo próprio interessado, dirigido à Faculdade no momento de sua matrícula.
  3. Na impossibilidade do atendimento nos termos previstos anteriormente será, pelo menos, assegurado ao aluno a aplicação de provas, apresentação de trabalhos ou outra modalidade de avaliação em dia e hora não coincidentes com o período de guarda religiosa previsto no item 1 (um).
  4. Poderá o aluno requerer ao professor responsável pela atividade curricular em que esteja matriculado que, em substituição a sua presença na sala de aula, e para fins de obtenção de frequência, seja-lhe assegurada, alternativamente, a apresentação de trabalho escrito ou qualquer outra atividade de pesquisa acadêmica, observada a ementa e o plano de aula do dia de sua ausência.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UFPA configura-se como um espaço de articulação da contextualização da teoria com as habilidades específicas do fazer pedagógico, objetivando uma formação teórico-prática sólida que possibilite aos alunos problematizar teoricamente a realidade das instituições educativas e apontar transformações para as dificuldades enfrentada

É função do Estágio ampliar e aperfeiçoar: elaborar, executar e avaliar projetos de ensino em situações diversas e contextualizadas na história social, nas práticas institucionais e na cultura pedagógica, fundamentadas em uma ordem ética e epistemológica que mobilizam em situações da vida cotidiana das instituições educativas.

A carga horária de 340 horas do Estágio está dividida em cinco atividades: Estágio na Educação Infantil I e II; Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e II; e Estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares.

ATENÇÃO:

Os estágios, por serem Atividades Curriculares de natureza prática, não poderão ser ofertados na forma de tutoria.
Não será concedido exercício domiciliar ao discente matriculado nas Atividades Curriculares de estágio curricular.

Downloads de documentos do Estágio:
Ficha de ofício de encaminhamento de estagiário
Ficha de registro das atividades do Estagio de Ensino images/Documentos/faed/FICHA_DE_REGISTRO_ATIVIDADES_ESTAGIO_ENSINO.pdf
Ficha de registro das atividades do Estágio de Gestão e Coordenação
Ficha de avaliação do estágio pela Instituição

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

 O Trabalho de Conclusão de Curso conforme definido no regulamento da graduação da UFPA é uma atividade curricular obrigatória, componente do projeto pedagógico do Curso, com o fim de sistematizar o conhecimento de natureza científica artística e tecnológica, por meio de estudo de um determinado tema (Resolução CONSEPE nº 3663/2008).

Consistirá em texto de caráter monográfico, o qual se constitui como produto de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas desenvolvidas durante o Curso e sua principal característica é a abordagem de um tema único (FRANÇA & VASCONCELLOS, 2004).

No 6º período, sob a orientação de um professor-orientador, o estudante de Pedagogia deverá se matricular em TCC I de cuja atividade resultará em um projeto de conclusão de curso. No 7º período, sob a orientação de um professor-orientador deverá dar continuidade ao plano de trabalho previsto no cronograma de seu projeto.

O TCC será defendido em sessão pública, perante banca examinadora, constituída de três membros, sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador que presidirá a sessão. Poderão participar da banca examinadora membros externos à subunidade acadêmica, ou mesmo à Instituição.

Downloads de documentos referentes ao TCC:
Temas de TCC por Professor

Para realizar o TCC

Formulário de requerimento de matrícula em TCC II
Formulário de troca de orientador - TCC
Formulário de requerimento de orientador externo à unidade
Descritores dos Tipos de Trabalhos de TCC
Guia de Trabalhos Acadêmicos da UFPA (Normas da ABNT)
Regulamentação do TCC – Resolução 01 de 10/03/2020 – FAED
Termo de aceite para a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de forma flexibilizada

No momento da defesa do TCC

Ficha de avaliação - Artigo científico
Ficha de avaliação - Memorial
Ficha de avaliação - Monografia
Ficha de avaliação - Plano de intervenção
Ficha de avaliação - Relato de experiência
ATA de defesa de TCC
Declaração de Ouvinte de Defesa de TCC (5 pontos para Atividades Integradoras)

Após a Defesa do TCC
Declaração de entrega de TCC VERSÃO FINAL
Declaração de Autoria e Termo de Autorização para publicação de TCC

 

 

COLAÇÃO DE GRAU

As Colações de Grau ocorrerão em datas estabelecidas pelas Unidades Acadêmicas, nos períodos definidos no Calendário Acadêmico:

A FAED enviará ao CIAC a lista com a integralização curricular dos alunos concluintes. Caberá ao CIAC, após a conferência, expedir a lista oficial dos concluintes aptos a colar Grau;

A Outorga do Grau ocorrerá em solenidade pública oficial presidida pelo Reitor ou pelo Diretor da Unidade ou Subunidade Acadêmica ou, em caso de impedimento, por seus representantes legais;

A solenidade de Colação de Grau também poderá ocorrer em separado, na Unidade Acadêmica, com a presença do Diretor ou de seu representante e de dois professores, no mínimo.

Na impossibilidade de participação na cerimônia oficial, o concluinte deverá solicitar à Subunidade Acadêmica que encaminhe à Direção da Unidade o pedido de Colação de Grau em data diferente da estabelecida inicialmente.

A documentação referente à Colação de Grau deverá ser assinada pela autoridade que preside o ato solene, pelo graduando e pelos demais componentes da mesa.

Documentos importantes:

Resolução Nº 04 de 2013 - Estabelece o símbolo, a pedra e a cor oficiais de Pedagogia.
Orientações sobre a Solenidade de Formatura

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